Vacina da dengue será aplicada em José de Freitas e mais 30 municípios do Piauí

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) que está ampliando a vacinação para mais seis estados e 625 municípios do Brasil, dentre os quais, 31 do Piauí, incluindo a cidade de José de Freitas, além da capital Teresina. Esta é a quarta remessa de doses de vacina contra a dengue desde que foi iniciada a aplicação no país. Inicialmente, o Piauí não tinha nenhum município incluído dentre os prioritários para a imunização, por conta da adoção de critérios relativos à incidência da doença. Agora, com a ampliação da imunização, foram incluídos os 31 municípios do território Entre-Rios, que é onde está a capital Teresina.

O secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, disse que são 21 mil doses que estão chegando nesta sexta-feira (26) ao Piauí e que a campanha de imunização é importante para reduzir, futuramente, a incidência dos casos de dengue em todo o Brasil.

“É uma boa notícia, vai reduzir de sobremaneira a infestação de dengue. Perceba que essa vacina tem um tempo de maturação depois de aplicada para dar o efeito de imunização, que é em torno de três meses, então a gente espera que até o final do ano cheguem mais vacinas para aplicar em outras pessoas, em outras regiões, para que no ano que vem, não tenhamos nenhuma crise de dengue no Brasil”

VEJA A LISTA DOS MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO AS DOSES:

Teresina
José de Freitas
Amarante
Curralinhos
Altos
Beneditinos
União
Alto Longá
Miguel Alves
São Gonçalo do Piauí
Palmeirais
São Pedro do Piauí
Água Branca
Monsenhor Gil
Angical do Piauí
Lagoa Alegre
Nazária
Coivaras
Regeneração
Demerval Lobão
Lagoinha do Piauí
Agricolândia
Miguel Leão
Barro Duro
Olho D’Água do Piauí
Pau D’Arco do Piauí
Passagem Franca do Piauí
Santo Antônio dos Milagres
Jardim do Mulato

Secretaria de Saúde – Antônio Luíz — Foto: Sefaz/ Divulgação

O secretário também disse que cada município irá organizar dentro da sua estratégia a campanha de imunização para o público alvo. “Os municípios têm experiência nessa aplicação, vão criar um cronograma pra essa aplicação, nos seus locais que são experientes nisso”, disse.

Quem poderá receber a vacina?

A campanha de vacinação contra a dengue é voltada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Ainda não foram divulgadas informações sobre como será a distribuição e o início da aplicação destas doses nos municípios piauienses.

Casos de dengue no Piauí

Atualmente, o Piauí tem seis mortes confirmadas pela doença, das quais, quatro em Bom Jesus, uma em Manoel Emídio e uma em João Costa. O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também aponta que 7.328 casos prováveis foram registrados no Piauí até esta quinta, desses, 4.195 estão confirmados.

Para o secretário Antônio Luís, os números de casos gerais superam os anoa anteriores, mas casos graves e óbitos estão no mesmo patamar. Ele diz, ainda, que em Bom Jesus, que registrou quatro mortes, ações foram tomadas, e que a situação “não é alarmante”.

“Se você for olhar os números de contaminação, aumentou em relação ao ano passado, mas se for olhar de casos graves ou de mortes, não teve aumento em relação ao ano passado. Em Bom Jesus que é mais complicado, tomamos várias ações com o município, colocamos o carro fumacê para reduzir a infestação de uma pessoa para outra, mas continua com casos maiores lá na região de Currais, Bom Jesus, mas não é alarmante para o Piauí”, pontuou.

Com informações Portal Cidade Verde

Gostou? Compartilhe

VEJA TAMBÉM