RETIRO CATÓLICO
Retiro católico é um afastamento temporário de suas atividades para conversar com Deus e refletir sobre sua própria vida. Trata-se de uma prática muito tradicional na história do Cristianismo, vivamente recomendada pela Igreja Católica. É também chamado de “Exercícios Espirituais”.
Geralmente, os retiros são organizados em sítios e regiões afastadas das cidades, justamente para facilitar a reflexão e o silêncio. A perfeição da natureza tem um importante papel para a descoberta da beleza de Deus e da vida.
O retiro católico costuma ser conduzido por um padre, com a tarefa de pregar a Palavra de Deus e de ouvir a confissão de cada participante.
Frei Rafael Gomes da Ordem de N. Sra. das Mercês-SP.,Irmã Isabel Cristina de Santo Antônio de Jesus-BA.Padre Francisco Alves, paroquia de N. Sra. do Rosário, bairro cidade Nova,Seminarista Tiago Alves, ordem de N. Sra. das Mercês-Brasilia-DF.
Retiro no Evangelho
Os evangelhos relatam que antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava para uma região montanhosa ou desértica, onde passava longos tempos de silêncio e de oração. Desta maneira, por exemplo, escolheu seus seguidores mais próximos: “… naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos” (Lc, 6, 12-13).
Imitando o exemplo de Jesus, cristãos de todos os tempos se beneficiam deste exercício espiritual para fazer as escolhas certas rumo à felicidade pessoal e do próximo.
O retiro católico tem por objetivo fazer com que os participantes façam a experiência particular do Amor e da Misericórdia paternal de Deus. Perante essa descoberta espiritual, a vida diária ganha um novo peso e uma nova dimensão, dados pela luz da fé, que nos ajuda a enxergar a mão amorosa de Deus por trás de cada acontecimento.
Daniel Ramos Coordenador Diocesano do Ministério de Pregação da diocese de Campo Maior,
Joílson Chaves coordenador do Festival do Senhor na Cidade de José de Freitas,
Prefeito Municipal de José de Freitas Roger Linhares e sua esposa e Secretária de Saúde Germania Linhares.
Retiros de Silêncio
Os “Retiros de Silêncio” são aqueles marcados pelo intenso ambiente de oração e de reflexão. Não há conversas entre os participantes, nem atividades recreativas. Neles alternam-se pregações, intervalos de silêncio e orações comunitárias como o terço e a Missa.
Todos os anos, por ocasião da primeira semana do tempo da quaresma, o Papa faz durante seis dias um retiro de silêncio, revivendo aqueles momentos em que Jesus ficou sozinho no deserto, preparando-se para sua missão: “E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto” (Lc 4,1).

”EU PERGUNTO A JESUS: QUE QUERES QUE EU FAÇA, QUE QUERES DA MINHA VIDA?” PAPA FRANCISCO
A paz de uns dias de retiro serve para pensar com calma no importante, longe das confusões e das corridas diárias, para refletir sobre as questões mais profundas da existência humana: a felicidade, o projeto de vida, os sonhos, as tristezas, as esperanças…
É uma ocasião para pôr um pouco de ordem nas ideias e nas nossas prioridades. Família, trabalho, relação com Deus, amizades… Está cada coisa no seu lugar? Tenho que mudar o rumo de algum aspeto da minha vida?
Fazer um retiro é um modo muito eficaz de nos aproximarmos de Deus. Para ouvirmos a Sua voz necessitamos de silêncio, de recolhimento interior que facilite o diálogo pessoal com Ele.
“Começo sempre a rezar em silêncio, porque é no silêncio do coração que Deus fala. Deus é amigo do silêncio: precisamos de escutar a Deus, porque o que importa não é o que lhe dizemos, mas o que Ele nos diz e nos transmite” Beata Madre Teresa de Calcutá, Caminho de Simplicidade.
No silêncio do retiro é mais fácil conhecê-Lo e conhecermo-nos melhor com a clareza da Sua luz, de modo que esse conhecimento ilumine, embeleze e aperfeiçoe a nossa vida e nos permita projetá-la na sociedade, no nosso meio ambiente, no local onde vivemos –ser luz, sal e fermento…
O programa do retiro inclui Missa diária, tempos de meditação dirigida, palestras, práticas de piedade como a Via Sacra e o Terço, e possibilidade de ter uma conversa com o sacerdote. Há também intervalos sem nenhuma atividade destinados à oração e à leitura pessoal.
Ir a um retiro nem sempre é fácil, sobretudo porque aparecem frequentemente dificuldades e obstáculos de última hora: “reconheço que seria muito bom fazer um retiro, mas…”.
Sempre haverá algo urgente que nos impede de encontrar tempo para o importante. E uns dias de retiro são muito importantes para a vida. Muitas vezes, as maiores dificuldades não são as condicionantes externas mas sim as internas: a nossa falta de vontade, a preguiça e o medo de nos enfrentarmos connosco próprios e com Deus.
Não sente que a vida, embora cheia de tantas coisas, carece às vezes de sentido? Quer mudar e não sabe como? Um conselho: inscreva-se num retiro. E não esqueça que: “O homem, esmagado pelas suas ocupações, com tudo se ocupa menos com viver”. Séneca, Sobre a brevidade da vida.
Retiro Novo Caminho
“Solidão, recolhimento, vida interior. Queres encontrar a Deus?” “Afasta-se das criaturas”.
São Maximiliano Maria Kolbe-Sacerdote e Mártir
Buscar um tempo para si mesmo junto ao bom Deus. Um retiro espiritual deve ser marcado por este principal objetivo. Vivemos hoje num mundo de grande velocidade, agilidade de informação e compromissos diversos, onde, quase sempre, não temos tempo para nada e se não tiver tempo para Deus à morte espiritual é absolutamente certa! O ser humano, em especial os dedicados à vida religiosa, necessita de uma parada nas atribuições do dia-a-dia para ampliar esse contato ardente com o Pai celestial. O retiro torna-se este momento no qual paramos para refletir sobre nós mesmos, sobre a nossa condição de vida; para pensar em como estamos vivendo, quais motivações para as tarefas que realizamos e para o modo de vida que temos; como estamos agindo e nos comportando no meio da sociedade. Enfim, uma série de questionamentos que podem ser respondidos por meio do silêncio, da oração e de um aproximar-se mais intenso ao Senhor Deus.
O silêncio e o recolhimento na oração foram e são marcas constantes na Tradição da Igreja. Diversos exemplos de retiro e tempo para um encontro espiritual aparecem na Sagrada Escritura e na história da vida orante ao longo dos séculos. Os apóstolos permanecem no Cenáculo, por nove dias, na oração e no silêncio e esperaram a manifestação do Espírito Santo. Os eremitas, os monges até hoje seguem para o deserto onde se entregam ao conhecimento de si próprios e a união com Deus, para irradiarem a vida na Igreja e na sociedade com sua profunda sabedoria e mística.
Nos Santos Evangelhos, o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo que se afastava das multidões que o seguiam e retirava-se para um ermo onde pudesse entregar-se a contemplação. Antes de iniciar a sua vida pública, recolheu-se a um deserto onde sua natureza humana foi posta a prova, sem que o demônio a pudesse dominar. Com seus discípulos, igualmente, ao voltarem da missão, retirava-se com eles para que pudessem, na solidão, estar a sós com Deus. (Cf. Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35).
O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais necessários para superarmos as forças e nos realizarmos como pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus, nos tornar à imagem de Cristo. É num retiro que somos convidados a nos entregarmos nos braços do bondoso Deus, confiarmos a ele toda a nossa vida. O retiro é um momento rico e oportuno para renovarmos a nossa vida de oração e nossa espiritualidade.
“A pratica do silêncio, da meditação e da oração favorecem diversas áreas cerebrais, tornando-as mais pacientes e altruístas”, afirmou a Dra. Adriana Gini, neurorradiologista italiana.
Eliane Lisboa participando do Festival do Senhor, no Ginásio Poliesportivo.
NOSSO DESEJO PARA DEUS
A grande mística e Doutora da Igreja Santa Teresa de Ávila disse: “A alma sente um des ejo irresistível de Deus”.
O ser humano foi constituído com desejos, conhecimentos e transcendências. O nosso desejo atua de várias formas, porque somos carentes de tudo e estamos aspirando ao incomensurável. O nosso anseio é de fato e de verdade pelo impossível e pelo desconhecido da eternidade. Arde dentro de nós a vontade revelativa do segredo, do misterioso.
“O ínclito mestre da espiritualidade cristã Santo Agostinho de Hipona, a partir de sua abissal experiência com Deus, escreveu: ‘Fizeste-nos para ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti”. Daí entendemos que o ser humano tem profunda fome e sede de Deus. Somente Deus pode satisfazer todos os nossos desejos. Ele colocou dentro de nós a eternidade (Ecl 3,11).
Temos a capacidade nata de comunhão com Deus. Cada ser humano traz no seu coração a marca de pertença ao Senhor Deus e atração do seu infinito amor. O maior desejo do Senhor.
Retiro Nova Fonte sob a coordenação de Ricardo Alves e equipe.
A cidade de José de Freitas, durante o período de carnaval é marcado pela concentração religiosa nos mais diversos retiros espalhados pelo município de José de Freitas, a 20 anos acontecem esta concentração de retiros que são distribuídos em 07 polos com coordenadores, dirigentes e uma equipe de apoio.
Os retiros recebe cerca de 67 participantes e têm em torno de 60 pessoas envolvidas neste trabalho de apoio e coordenação. Em virtude disso existem as dificuldades para organizar, promover, arcar com todo gasto para manter os retiros, os organizadores durante o ano organizam vários eventos para angariarem verbas para a supressão destes retiros, outra parte é suprida pela administração publica municipal.
O objetivo principal dos retiros é proporcionar um encontro pessoal com Deus e com o próprio retirante, onde dentro dos retiros eles têm os momentos de oração, momentos de adoração, santa missa e momentos de descontração. Os participantes dos retiros entram em cada retiro na sexta-feira à noite onde são recebidos por toda equipe do retiro para as boas vindas e formarem assim um momento de interação, apos os dias de confinamento em cada retiro os participantes saem na quarta feira de cinzas para participarem de uma missa, que ainda retornam para o momento de despedida.
Os polos dos retiros espalhados por nosso município são os seguintes:
Sagrado Coração, na comunidade Olinda e tem a coordenação de Leonardo;
Nova fonte,funcionando no Ginásio Antônio Freitas, sob a coordenação de Ricardo Alves;
Novo Caminho, funcionando na Escola Gov. Pedro Freitas, coordenação Wilder Clei;
Cidade de Cião, na Escola Agripina Portela, sob a coordenação de Everardo;
Nova Jerusalém, na Escola Ferdinand Freitas, sob a coordenação de Thailane;
Jesus Misericordioso, no Carlota Freitas, sob a coordenação de Mentinha Alves;
Imaculado que funcionou na Escola Santo Elias, sob a coordenação de Rubinho Leite.
Um dos pregadores do Festival do Senhor Rafael, que pertence ao Ministério da Pregação da Diocese de Campo Maior-PI.
Festival do Senhor
O festival do Senhor acontece durante três dias no ginásio poliesportivo Mestre Eva, organizado pela Renovação Carismática Católica e sob a coordenação de Joílson Chaves da cidade de José de Freitas e Daniel Ramos da coordenação diocesana do Ministério da Pregação da diocese de Campo Maior.
Os grupos que organizam o festival do Senhor são: quatro grupos de oração sendo três da paroquia de N Sra. do livramento e um da paroquia de N. Sra do Rosário, que ainda contam com uma equipe de duzentas pessoas para trabalharem no evento.
Este ano o festival veio com o Tema”Meu Espirito exulta de alegria “Lcs 1 vs 47, e tem como objetivo transmitir a palavra de Deus de uma forma alegre e participativa.
Aconteceu de Domingo até terça-feira de 08:00 h as 17:00 h, acontecendo encontro, pregação, louvor e missa.
Prefeito de José de Freitas Roger Linhares em visita aos retiros e ao Festival do Senhor, acompanhado da primeira dama e Secretaria de Saúde Germania Linhares.
Secretario de Infra-estrutura Mauro Torres no Festival do Senhor e em visita aos retiros.
Vereador Alfredo Holanda na companhia de sua esposa Elza Brandão na comitiva do Exm° Prefeito Roger Linhares.
Secretario de Esportes Borginho, no Festival do Senhor.
Que Deus abençoe o Prefeito Roger Linhares e sua equipe, para que em Novos Temos, sejam novas mudanças para o bem comum de José de Freitas.