Uma relíquia é parte do corpo de um santo ou objetos que estiveram ou foram usados por estes, aos quais os católicos, prestam veneração ou reverência.
A palavra relíquia tem origem no latim reliquiae, que significa resto.
A Igreja estabeleceu três classificações de relíquias:
Primeira classificação – parte do corpo de um santo (fragmento de osso, unhas, cabelo etc.). Temos por exemplo, as relíquias de Santa Teresa D’Ávila, que se encontram na Espanha: conservam-se seu braço e o coração. A Igreja guarda também a língua e a faringe de Santo Antônio de Pádua na Catedral de Pádua, Itália.
Segunda classificação – objetos pessoais de um santo (roupa, cajado, os pregos da cruz, e outros).
Terceira classificação – inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo ou no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.
É proibido sob pena de excomunhão, vender, trocar ou exibir para fins lucrativos relíquias de Primeira e Segunda Classe. As relíquias são guardadas geralmente por pessoas da família no caso de ser um objeto.
A veneração das relíquias é uma ato tão natural que se encontra também fora do catolicismo. Assim os muçulmanos guardam na mesquita de El Jazzar em Akko (Israel) alguns pêlos da barba de Maomé, que todo o ano são apresentados aos devotos durante o mês do Ramadã. Em 1988 as autoridades soviéticas (comunistas), para comemorar o aniversário do Batismo da Rússia, devolveram ao Patriarca de Moscou as relíquias conservadas no Kremlin.
O costume das relíquias dos santos vem desde os primórdios do cristianismo. Primeiramente os mártires foram cultuados; o povo de Deus recolhia seus corpos e os sepultava com reverência. As sepulturas dos mártires eram visitadas por peregrinos; muitos queriam ser sepultados junto a um mártir, pois julgavam que este intercederia ainda mais por eles no Céu.
A chegada das relíquia de São Frencisco aconteceu no dia 08 de fevereiro de 2018 quinta-feira as 17:30 na PI 113 saída para Cabaceiras-PI, próximo ao no Posto Frota. Essa peregrinação está ocorrendo em comemoração ao jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular (conhecida como Terceira Ordem Franciscana) que ocorrerá em 2020.
Logo após a chegada, houve procissão até igreja de São Francisco, onde aconteceu a celebração eucarística, presidida pelo Padre Valdecir. As relíquias ficaram dois dias na paróquia de São Francisco localizada no centro de José de Freitas até sábado dia 10 de fevereiro de 2018 até as 12:00. Onde depois fará visita aos bairros da cidade e aos retiros.
As Relíquias de São Francisco, após a Missa às 8 hrs, percorreu nesse Sábado, os Retiros Novo Caminho (2° Grau), Nova Fonte (Ginásio), Jesus Misericordioso (Carlota), Cidade Sião (Agripina), Nova Jerusalém (Ferdinand) e Vida Nova (CAIC). Às 12 hrs, aconteceu a Missa de Encerramento da visita e as Relíquias foram conduzidas à Paróquia de São José, em Altos.
Visita ao Ginásio Moderno Estadual Antônio Freitas, retiro Nova Fonte
Visita a Unidade Escolar Governador Pedro Freitas o Segundo Grau, retiro Novo Caminho.
Visita ao CAIC Monsenhor Deusdethe Craveiro de Melo, retiro Vida Nova.
Visita a Unidade Escolar Agripina Portela, retiro Cidade Sião.
Visita a Escola Carlota Freitas, retiro Jesus Misericordioso.
Visita à Capela do bairro Bom Principio.
Visita a capela do bairro Santo Antônio
Visita ao bairro São Sebastião.
Visita à capela do bairro Marmelada.
Visita à Vila São Francisco.
Visita ao bairro São Pedro.
Visita ao bairro Santa Rosa.
Depois de todo percusso cumprido na cidade de José de Freitas as relíquias de São Francisco foram conduzidas para a cidade de Altos-PI, onde houve uma calorosa recepção.
O grande cenário da recepção das relíquias de São Francisco na cidade de José de Freitas foi a Igreja de São Francisco de Assis.
História de São Francisco de Assis
O santo nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Ele era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Deus concedeu para São Francisco de Assis o dom da profecia e dos milagres.
Quando ele pedia esmolas com o objetivo de restaurar a igreja de São Damião ele falava: “Um dia haverá ali um convento de religiosas, em cujo nome se glorificará o senhor e a igreja”. A profecia se confirmou após cinco anos com Santa Clara e suas religiosas ao curar, com um beijo, o câncer que havia desfigurado o rosto de um homem.
Todo evento foi organizado pela Ordem Franciscana de José de Freitas e Família MotoRomaria os Padres e todos os grupos da Igreja, estavam já comprometidos com a Organização dos Retiros.
Informações Dr. Célio Almendra.
Parabéns!!!
Hoje nossa coluna faz uma homenagem a nossa amiga Maria de Lurdes Almeida que é chamada carinhosamente de Princesa. Parabéns e Feliz Aniversário.