Teresina registra primeiro óbito por dengue em 2024

Teresina registrou o primeiro óbito por dengue em 2024. De acordo com informações apuradas pelo Central Piauí, a vítima foi um homem de 33 anos, residente no bairro Santa Isabel, na zona leste da capital.

A vítima teria procurado uma unidade de saúde logo após o carnaval. Ainda segundo as informações, ele teria passado as festividades na cidade de Bacabal no Maranhão. O imóvel que ele residia em Teresina foi vistoriado, assim como outros seis imóveis que estavam no mesmo local, onde foi possível identificar focos da doença. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que as cidades de Bom Jesus e Currais já estão em estado de surto da dengue.

Sintomas e Prevenção

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, além de manchas vermelhas na pele. A prevenção é fundamental e envolve medidas como eliminar criadouros do mosquito, como água parada em recipientes, usar repelentes e telas nas janelas, além de roupas que cubram todo o corpo. É importante buscar atendimento médico ao apresentar sintomas, pois a dengue pode evoluir para formas mais graves da doença.

Vacina

O Brasil recebeu a primeira remessa de vacina contra a dengue em janeiro, com 757 mil doses, parte de um total de 1,32 milhão fornecidas pela farmacêutica Qdenga. Mais de 568 mil doses estão previstas para entrega em fevereiro, com a previsão de receber 5,2 milhões de doses este ano. A vacina será inicialmente aplicada em regiões endêmicas em 521 municípios, excluindo o Piauí do esquema vacinal. Para 2025, estão contratadas outras 9 milhões de doses.

 

Fonte: Central Piauí

Gostou? Compartilhe

VEJA TAMBÉM