A capita do Piauí, Teresina começou a vacinação de crianças contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Isabel, na zona Leste da capital piauiense. O prefeito Doutor Pessoa (MDB) acompanhou a vacinação. Os pequenos receberam um “certificado de heroísmo” para comprovar a coragem na importante data.
O arquiteto Wellington Camarço levou o filho André Camarço, de 10 anos, para receber a vacina pediátrica da Pfizer. Decidido, o menino não teve medo e negou quando foi questionado se a injeção havia doído.
“É uma alegria muito grande para mim e toda família. Como se fosse um momento de libertação. Meu filho tem diabetes e durante os dois últimos anos tivemos muito cuidado e medo. A vacina é uma oportunidade de dar a ele uma vida normal de uma criança de 10 anos de idade”, ressaltou.
A cidade de Teresina recebeu 4.400 doses de vacina pediátrica da Pfizer no primeiro lote. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, ao menos 90 mil crianças estão aptas a serem imunizadas nesta primeira fase, que prioriza os pequenos com comorbidade, deficiência, indígenas ou quilombolas.
A FMS acredita que mais doses de vacina pediátrica da Pfizer cheguem durante a semana (14). “Se tivermos mais doses, conseguiríamos atingir em poucos dias a nossa meta de 90 mil. As doses são agendadas para evitar aglomerações e garantir o conforto das nossas crianças”, falou.
Segundo o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é um dia importante que precisa ser divulgado para atrair mais pais, avós e demais familiares para a vacinação. “É uma vacina segura, aplicada nos países de primeiro mundo. Vamos vacinar nossas crianças”, disse.