Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (21/4), conforme confirmado pelo Vaticano. O pontífice, o primeiro latino-americano a ocupar o cargo, morreu às 2h35, horário de Brasília, e 7h35 no horário local. Seu pontificado de 12 anos foi caracterizado por sua popularidade entre os fiéis e pela implementação de reformas, que enfrentaram resistência dentro do catolicismo, embora não alterassem os pilares doutrinários da Igreja.
O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após uma pneumonia dupla. Nesse sábado (19/4), ele apareceu em público, na basílica de São Pedro, no Vaticano. No Domingo de Páscoa (20/4), fez uma aparição pública na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.
Durante a aparição pública na Praça de São Pedro ele acenou para as milhares de pessoas que estavam presentes e durante a mensagem de Páscoa fez um apelo aos responsáveis políticos “para que não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento.”
O religioso passou por vários problemas respiratórios desde a juventude – chegando a ter parte de um dos pulmões removido – e passou por internações recentes. Ele foi o primeiro pontífice latino-americano a assumir a chefia suprema da Igreja Católica, em 2013, sucedendo Bento XVI, que renunciou ao posto.