Unidade de saúde de alta complexidade, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) teve um crescimento de 700% no número de cirurgias cardíacas nos primeiros quatro meses de 2023. Foram 24 procedimentos, contra três realizados no ano passado.
No total, envolvendo várias especialidades, o HGV realizou 4.641 cirurgias no período de janeiro a abril deste ano. “O que mostra que o nosso hospital está empenhado em zerar as filas de cirurgias, conforme o programa Saúde em Dia”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares.
O aumento se deve ao reforço na equipe de cardiologia e multiprofissional do hospital, além da chegada de instrumentos de alta complexidade, novos equipamentos, em março deste ano. Com isso, o HGV passou a funcionar a todo vapor.
“Foi um salto importante neste tipo de procedimento. São intervenções de alta complexidade com atendimento de pacientes com alto risco de morbimortalidade”, destaca o superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde, Dirceu Campelo.