Morreu por volta das 10h40min desta sexta-feira, 21 de julho de 2023, no Hospital Unimed, em Teresina-PI, vítima de uma trombose, o padre Antônio Primo da Costa, 85 anos, natural de José de Freitas-PI, onde ele nasceu e se criou e que atualmente estava sendo pároco no município de Novo Santo Antônio-PI, a 110 km de Teresina, no Norte do Piauí. O religioso estava internado há três dias.
O corpo do padre Antônio Primo, como era carinhosamente conhecido, foi levado para a cidade de Novo Santo Antônio, onde foi celebrada missa de corpo presente e está sendo velado, onde fieis lhe prestam as últimas homenagens e depois será levado em cortejo para a cidade de José de Freitas-PI, onde chegará na noite deste dia 21, sendo levado direto para a Igreja de São Francisco, no Centro, onde continuará o velório e está previsto para acontecer outra missa de corpo presente no início da madrugada deste dia 22 de julho.
Padre Antônio Primo.
Por volta das 6h30min deste sábado, 22 de julho de 2023, será celebrada outra missa de corpo presente na Igreja de São Francisco e antes do sepultamento que ocorrerá neste dia 22, em José de Freitas, outra missa será celebrada pelo Bispo Dom Francisco, que vai fazer as últimas homenagens ao padre Antônio Primo.
O padre Antônio Primo estava exercendo as suas atividades normalmente na Administração da Área Pastoral de Santo Antônio, na cidade de Novo Santo Antônio-PI, que tem uma população de 3.387 habitantes, quando se sentiu mal e foi levado para realizar exames médicos em Teresina-PI, quando então foi constatado que ele estava acometido de uma trombose. A equipe médica submeteu o religioso e uma cirurgia, sendo que ele não resistiu e foi a óbito neste dia 21 de julho de 2023.
O padre Antônio Primo da Costa prestou relevantes serviços no município de José de Freitas-PI, onde ele nasceu e cresceu e exerceu as profissões de vaqueiro, enfermeiro, foi vereador, desportista, tendo comandado o time do Brasil de José de Freitas por alguns anos, e depois se tornou diácono permanente por 22 anos, e em 2019, após a morte de sua esposa Maria dos Prazeres aos 93 anos, foi ordenado padre pelo Bispo Dom Francisco. O padre Antônio Primo deixa familiares e muitos amigos onde ele trabalhou, principalmente, em José de Freitas e Novo Santo Antônio-PI, onde vinha realizando um grande trabalho representando a Igreja Católica. O padre Antônio Primo da Costa nasceu no dia 15 de maio de 1938, na localidade Madeira Cortada, Zona Rural de José de Freitas-PI.
No início da noite do dia 24 de janeiro de 2021, o padre Antônio Primo assumiu a Administração da Área Pastoral de Santo Antônio, na cidade de Novo Santo Antônio-PI. A posse do padre Antônio Primo foi prestigiada pelo atual prefeito de José de Freitas-PI, Roger Coqueiro Linhares e pelo então deputado federal Fábio Abreu.
Já no dia 26 de janeiro de 2021, o padre josedifreitense Antônio Primo começou com a celebração de uma missa em comemoração ao aniversário de Novo Santo Antônio que foi fundado em 1994. O trabalho do padre Antônio Primo vinha sendo elogiado pelos fiéis da Igreja Católica em Novo Santo Antônio.
Em vida, Antônio Primo da Costa revelou que Deus fez um projeto para ele cumprir. Antônio Primo disse que namorava uma jovem de 19 anos, mesma idade dele e quando já se preparava para se casar com essa jovem, apareceu a professora Maria dos Prazeres que era mais velha do que ele 14 anos, e que Deus teria mencionado que Prazeres seria a sua esposa, quando então, ele acabou o namoro com a jovem de 19 anos e se casou com Maria dos Prazeres com quem ele disse que viveu durante 56 anos e muito bem, até quando ela morreu aos 93 anos em 2019. Antônio Primo afirma que já era diácono permanente e com 80 anos, Deus ainda lhe permitiu ser ordenado padre. Antônio Primo em vida disse que tudo isso foi um projeto de Deus.
Prefeito Roger Linhares divulga nota pelo falecimento do padre Antônio Primo
Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de meu grande amigo Padre Primo, que nos deixou na manhã desta sexta feira.
Padre Primo deixa um grande legado de dedicação a vida pastoral e política para nossa população.
O seu ministério era sua missão divina e ele sempre foi um servo fiel e dedicado em pregar aos desejos e anseios do criador para as nossas vidas e foi através da palavra que guiou e orientou aqueles que por vezes se afastaram do bom caminho.
Que Deus, Nosso Senhor, o receba em sua nova morada. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos.
Confira entrevista com saudoso Padre Primo:
Fonte: Saraiva reporter