Na última quarta-feira, 30 de Janeiro de 2019, o Campus Avançado José de Freitas, em parceria com as associações de moradores de bairro, iniciou a implantação dos quintais produtivos. O projeto tem o objetivo de melhorar a alimentação dos moradores dos bairros da cidade de José de Freitas por meio de doação de plantas frutíferas e sua importância na alimentação.
O processo foi dividido em duas etapas: a primeira foi realizada no ano passado com a apresentação do projeto a seis associações de moradores de e contou com a inscrição de 200 famílias que irão receber a implantação dos quintais produtivos. A segunda etapa foi a implantação in loco dos quintais produtivos nas residências que foram cadastradas.
O primeiro bairro a ter o projeto implantado foi o São Sebastião. No bairro, foram implantados em 16 residências mais de 96 plantas frutíferas, como manga, caju, ata, amora, goiaba, mamão, entre outras.
De acordo com o coordenador do projeto, Gilson Portela, na primeira etapa do processo foram abordados temas como produção de mudas, segurança alimentar, a importância das frutas para uma alimentação balanceada e nutritivas e orientação sobre plantio e manejo das plantas.
Estiveram presente na implantação do projeto, o diretor geral do Campus, José dos Santos de Moura, o coordenador do Campo Agrícola, Edvaldo Moreira, a presidente da Associação de Moradores do bairro, Adélia Batista.