Escola Iporanga conquista três medalhas no Brasileiro de canoagem em MG

A delegação piauiense de canoagem conquistou três medalhas de prata nos dois primeiros dias do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Lagoa Santa, Minas Gerais. As disputas iniciaram no dia 10 e seguem até o próximo dia 15 de setembro. O apoio da Secretaria dos Esportes (Secepi) aos atletas foi efetuado por meio do Programa Piauí no Pódio.

A atleta Maria Eduarda Cunha foi a primeira a conquistar medalha na categoria C1 Cadete feminino 1000m. A segunda veio com João Pedro no C1 1000m; e Ana Marcela ganhou a terceira prata na prova do C1 1000m categoria menor. Todos da Iporanga Escola de Canoagem, da cidade de José de Freitas-PI.

Ao todo, 19 atletas representaram o Piauí, sendo 14 da Associação Iporanga de Canoagem, de José de Freitas, e 5 da Associação Parnaibana de Canoagem. A preparação intensa e o apoio da Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi), responsável pelo deslocamento das equipes até o local das competições, foram fundamentais para os resultados já expressivos até aqui.

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, exaltou o esforço e a dedicação dos atletas, especialmente em meio às adversidades. “Ver nossos atletas, como Maria Cunha, João Pedro e Ana Marcela subindo ao pódio é motivo de imensa alegria. Eles demonstraram o verdadeiro poder de superação e força que tanto simbolizam o espírito esportivo. O Piauí está sendo muito bem representado, e isso é fruto de um trabalho incansável de toda a equipe. A Secepi continuará investindo e apoiando esses talentos que nos enchem de orgulho”, afirmou.

Além de oportunidade de conquistar medalhas, a competição dá aos canoístas posições importantes no cenário nacional da canoagem. Para Edivan Lopes, presidente da Associação Iporanga de Canoagem, os bons resultados são frutos de uma preparação dedicada e da superação de desafios. “Treinamos diariamente na Barragem do Bezerro, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos após a perda do nosso colega Livio. Conseguimos garantir a segurança dos atletas com um barco a motor e focamos muito nos treinos. Nossa expectativa era trazer medalhas, e felizmente alcançamos esse objetivo”, declarou.

A competição também marcou a última participação dos atletas João Pedro e Maria Cunha na competição antes de viajarem para a Hungria, onde disputarão o Olympic Rope, um campeonato mundial júnior de canoagem. Ambos viajaram confiantes, levando na bagagem a experiência e a força de vontade que fazem do Piauí um destaque no cenário nacional. Os outros integrantes da delegação piauiense seguem na competição.

Gostou? Compartilhe

VEJA TAMBÉM