Somente nos primeiros meses deste ano, a Equatorial Piauí já realizou a troca de mil geladeiras em 19 municípios de norte a sul do estado através de um de seus programas de responsabilidade social. Por meio do E+ Geladeira Nova, a distribuidora busca garantir o acesso a eletrodomésticos mais eficientes e fortalecer a cultura do consumo consciente, além de contribuir com a economia dos clientes baixa renda.
Em pouco mais de cinco anos, desde o início da concessão para distribuir energia elétrica no Piauí, a Equatorial Energia já beneficiou cerca de 11 mil famílias piauienses com a troca de geladeiras. “Ao substituir, gratuitamente, geladeiras velhas e ineficientes por outras novas e mais econômicas, o cliente tem uma redução no consumo de energia elétrica, como também um uso mais seguro dessa energia”, afirma Dayane Pereira, Líder do Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial.
Todas as geladeiras disponibilizadas pelo E+ Geladeira Nova possuem o Selo A de Eficiência Energética do PROCEL, representando até 40% mais econômicas se comparadas a um refrigerador velho, em mau estado de conservação e com as borrachas de vedação deterioradas. “É uma felicidade imensa ganhar uma geladeira novinha, não tem nem tamanho e nem explicação”, declara Paloma Maria da Silva, moradora do município de Cocal.
Seguindo as diretrizes de sustentabilidade do Grupo Equatorial, todas as geladeiras recolhidas têm o descarte adequado. O E+ Geladeira Nova faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Piauí, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para concorrer, o cliente precisa ser baixa renda e ter uma geladeira antiga, mas que ainda funcione. A troca do eletrodoméstico acontece por meio de sorteio e para concorrer o cliente deve apresentar o RG e a última fatura da conta de luz paga. Os sorteios ocorrem nas ações do Mutirão Pelo Futuro Todo Dia, que são divulgados no site e nas redes sociais da distribuidora.