Search

CREA recomenda manutenção emergencial e monitoramento da Ponte Metálica

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) afirma que a Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina (PI) e Timon (MA), precisa de manutenção emergencial para garantir a segurança das pessoas que passam pelo local.  Conforme o CREA-PI, um dos pilares de apoio deve ser monitorado para evitar graves problemas.

“As estacas que estão debaixo do pilar P4 podem ficar em uma situação mais preocupante com a questão das chuvas. Você vai ter um aumento do volume do rio, um aumento do carreamento. Então, essa erosão, principalmente, nessa parte inferior das estacas, pode causar um comprometimento maior”, explicou Hércules Medeiros, presidente do CREA.

Os diretores do conselho estiveram na ponte, nesta terça-feira (18), após finalizar o relatório de inspeção. O documento será encaminhado ao Ministério Público Estadual e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sobre uma possível interdição, somente a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), empresa responsável pela Ponte Metálica, poderá determinar, conforme o CREA-PI.

“No momento, o que a gente aponta, é a necessidade urgente de se fazer a manutenção e, principalmente, um reforço tanto no pilar quanto no elemento de apoio”, reforça Hércules Medeiros.

O presidente reforça que a principal orientação do CREA-PI, neste momento, é a instalação de um sistema de monitoração para acompanhar a situação e verificar com rapidez se há problemas na estrutura.

“O nosso documento apresenta que, além da manutenção e do reforço, o principal é um sistema de monitoramento para que se verifique se essa estrutura vai estar com algum indicativo grave ou não”.

 

Fonte: Clube News

Gostou? Compartilhe

VEJA TAMBÉM