O professor Francisco Alves, supervisor de ensino da Secretaria Municipal de Educação de José de Freitas, foi um dos profissionais que estiveram no povoado Tinguis, na zona rural da cidade, após o acidente com um ônibus escolar que deixou diversos estudantes feridos e uma adolescente morta, nesta quinta-feira (14). Ele ajudou no atendimento e transferência de alguns dos alunos ao Hospital Nossa Senhora do Livramento.
Em entrevista ao A10+, o professor disse que assim que foi informado do incidente, assinou todo o corpo da Secretaria de Educação da cidade e se deslocou ao local. Segundo ele, o momento era de pânico, choro e muito desespero. Para ele, é um momento muito difícil de se descrever.
A estudante Erika Pereira da Costa, de 14 anos, morreu após ser socorrida. No veículo estavam 30 pessoas estudantes, sendo 29 alunos e 1 monitor, que ficaram feridos. Os alunos têm em média 10 a 13 anos de idade e eram da Escola Municipal José Amado De Oliveira.
“Imediatamente acionamos todo o corpo da secretaria de educação, guarda municipal, Samu e eu me direcionei para lá. Muitos pais, curiosos estavam no local e um momento de pânico, muita tristeza. Já encontrei uma van no caminho, que já vinha trazendo muitos alunos feridos, inclusive a Erika, que veio a óbito. Ao chegar lá encontrei ainda uma situação muito crítica. Muitos alunos no chão, cena de terror, horrível. Espalhados pelo chão, chorando, pedindo socorro, gritavam, os pais com as mão na cabeça, chorando. Momento muito difícil de se descrever”, disse.
“A estrada é muito ruim, mas esses dias estava tendo uma reforma e aparentemente ela está bem planada e podemos dizer que é boa. Acredito que, com informações dos pais e dos alunos – eu também trouxe no meu carro para o hospital – muitos deles diziam que o ônibus vinha correndo muito. Aparentemente ele perdeu o controle na estrada e o ônibus rodou, virou ao contrário. Infelizmente aconteceu. Nossas crianças estão em pânico, nós que fazemos a educação do município de José de Freitas estamos de luto por esta jovem. É lamentável. De já a gente deseja nossos pêsames aos pais da Erika”, desabafou.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que, ao tomar conhecimento do acidente, enviou 6 ambulâncias do SAMU Estadual para ajudar no atendimento e na transferência de pacientes para Teresina, além do reforço disponibilizado pelo SAMU de Teresina e do próprio município de José de Freitas.
Fonte: A10mais