Desde maio do ano passado, o Campus Avançado José de Freitas vem desenvolvendo o projeto “IFPI na difusão da galinha caipira da raça canela-preta”. O projeto é executado em parceria com a Embrapa Meio-Norte, Prefeitura Municipal de José de Freitas, Emater, Incra e Assentamento Resistência Camponesa do Incra em Demerval Lobão.
O objetivo principal é a criação e manejo da galinha caipira da raça canela-preta nas comunidades e assentamentos rurais de José de Freitas. A proposta é contemplar 100 famílias de agricultores familiares, fazendo com que elas possam, por meio da criação da galinha, gerar renda e oportunidade de trabalho, além de proporcionar melhoria da qualidade de vida, redução das desigualdades sociais, segurança alimentar e consequente elevação do IDH-M do município.
Após pouco mais de um ano de implantação, já são 44 famílias beneficiadas com o projeto nas comunidades e assentamentos rurais de José de Freitas. E com o início da produção de ovos nos assentamentos e comunidades rurais de José de Freitas, os produtores se uniram e adquiriram chocadeiras para aumentar a produção de pintos da raça canela-preta nas suas propriedades.
Para o produtor do Assentamento Novo Horizonte, Francisco Sousa, “a inserção de chocadeiras nos assentamentos é uma forma de aumentarmos o nosso número de aves da raça, como também vender e gerar renda para nosso sustento, pois além da produção e venda de pintos, estamos vendendo ovos e a galinha abatida, tornando um ciclo sustentável para nossa produção.”
O diretor geral do Campus do IFPI no município, José dos Santos de Moura, diz que está satisfeito com o engajamento e coletividade dos produtores rurais envolvidos no projeto. “Podemos perceber a mobilização de todos em torno do projeto e aumentando o seu número de aves da raça, como também a melhoria da qualidade de vida, com a venda dos produtos produzidos pelo projeto nas comunidades e assentamentos rurais de José de Freitas”, comemora.
Para Marcos Jacob, da Embrapa Meio-Norte, acredita que da forma que o projeto vem sendo conduzido em José de Freitas, pelos coordenadores e produtores, em poucos meses haverá uma produção mensal de aproximadamente 30.000 ovos e 10.000 pintos nas comunidades e assentamentos rurais do município.
Fonte: IFPI