Anteriormente, foi considerada a hipótese de que não havia gravador no avião, já que a Anac informou que modelo não é obrigado a ter o aparelho
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou na tarde desta sexta-feira (20) que foi encontrada a caixa preta do avião onde estava o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki. Ele e outras quatro pessoas morreram após a aeronave cair nesta quinta-feira (19) em Paraty , no Rio de Janeiro.
Anteriormente, foi considerada a hipótese de que não havia caixa-preta no avião, já que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que uma aeronave como a do acidente, de modelo Beechcraft C90GT King Air, não é obrigada a ter o aparelho. De acordo com a FAB, o gravador de voz será encaminhado para leitura no Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília.
A FAB informou também que os destroços da aeronave serão conduzidos para análise no Rio de Janeiro. “A investigação prosseguirá com a fase de análise dos dados e levará em conta diversos fatores contribuintes, sejam materiais (sistemas da aeronave e projeto, por exemplo), humanos (aspectos médicos e psicológicos) ou operacionais (rota, meteorologia, etc)”, completa a nota.