Festa de música eletrônica busca resgatar apego ao Centro de Teresina com pegada underground
A ideia da Boilerage surgiu em maio de 2023, até que em junho do mesmo ano foi concretizada a primeira edição da festa, que tem como objetivo valorizar artistas da comunidade LGBTQIAPN+ sem perder a essência do underground. A edição de aniversário, de número 10, acontece dia 18 de maio no Centro Cultura Na Faixa, em Teresina, e marca o primeiro ano de atividades do trio composto por Lucrécio Arrais, Samdra Dee e Alice Barros.
Em um ano, a Boilerage apresentou line-ups com artistas musicais, plásticos, audiovisuais e de performance. A equipe artística contratada, entre atrações e staff, é composto de 80% de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. “A Boilerage quer mostrar DJs que muitas vezes encontram dificuldades de tocar ou se apresentar em um contexto heteronormaivo onde a pauta da diversidade ainda não chegou”, destaca Lucrécio Arrais, fundador da Under Techno Teresina, produtora da Boilerage.
“Nossa festa inclui pessoas trans e é feita por pessoas trans”, destaca Samdra Dee, diretora-executiva do projeto. “Nós acreditamos que a Boilerage abre portas para a comunidade e, ao mesmo tempo, segue a tendência do que as pessoas estão gostando na cena, incluindo pessoas fora da nossa bolha”, acredita Alice Barros, diretora de produção do evento.
O slogan da festa é “música eletrônica de verdade”, defendendo um estilo que pertence a uma fatia segmentada da noite teresinense. Em nove edições, milhares de pessoas passaram pelos espaços que a Boilerage ocupou.
A próxima festa, no terceiro sábado de maio, conta com os DJs residentes SENTADO, Samdra Dee e Babyboomer, além dos convidados Chamadematos, Boson, Yris, Nardoleo e Antepause. Completando o cast, Bruns vai fazer uma performance especial para o aniversário da Boilerage.
Com informações de Lucrécio Arrais