Como resultado da força-tarefa iniciada, na semana passada, pela Agespisa, as equipes técnicas e operacionais já adotaram medidas para melhorar o abastecimento de água em José de Freitas, localizada a 55 quilômetros de Teresina.
A primeira ação imediata foi a construção de uma subestação elétrica de média tensão de 45 kVA/13.8 Kva para atender o poço nº 01. O objetivo é melhorar a qualidade da energia elétrica e possibilitar a instalação de uma bomba de maior vazão no poço, passando de 20 para 35 mil litros de água distribuídos por hora. No momento, a Agespisa aguarda a ligação de energia elétrica, por parte da Equatorial, para colocar a subestação em funcionamento.
Lideradas pelo superintendente de Manutenção Eletromecânica, Etewalter Costa, as equipes também atuaram no poço nº 05, que apresentou perda de vazão. Para retomar a sua capacidade original, foi instalado um novo equipamento com uma produção estimada no reservatório em 30 mil litros por hora.
As ações da força-tarefa seguem em dois poços do Residencial Boa Esperança que devem ter aumento de vazão, de 32 para 48 mil litros/hora, após serviços de melhorias. Uma subestação elétrica também será providenciada para o poço nº 08.
“Com essas intervenções em caráter emergencial, teremos um incremento de vazão de aproximadamente 50 mil litros. Nosso propósito é ampliar a capacidade de vazão e bombeamento do sistema, garantindo maior volume de água para a população”, ressalta o presidente da Agespisa, José Santana.
O gestor também anunciou que a empresa está viabilizando a aquisição de terreno para perfuração, o mais breve possível, de um novo poço para se juntar aos outros 20 já existentes na cidade.