Comissão aprova projeto que obriga estabelecimentos a ofertar cadeira de rodas

Obriga a disponibilização de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no âmbito do Piauí.

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia o Projeto de Lei nº 19/2017 de autoria do deputado Dr. Hélio (PR) que obriga a disponibilização de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no âmbito do Piauí. O relator da matéria foi o deputado Fernando Monteiro (PRTB).

De acordo com o projeto serão alcançados pela lei estabelecimentos como: bancos, supermercados, hipermercados, shoppings, cinemas, terminais de transporte público, entre outros. Além disso, estes locais deverão adapta-se para o acesso e uso das cadeiras de rodas através da instalação de rampas, elevadores e portas adequadas para o uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os estabelecimentos deverão ter, no mínimo, duas cadeiras de rodas.

Apesar de na CCJ ser apenas analisada a constitucionalidade dos projetos, o deputado João de Deus (PT) ressaltou quanto a sua aplicabilidade, pois, segundo o parlamentar, é importante também levar em consideração o porte dos estabelecimentos que a lei vai abranger. “Vai obrigar todo mundo? Porque existem por exemplo, restaurantes pequenos. As vezes a gente pensa em leis que muitas vezes são complexas, mas como a matéria não fere o vício de iniciativa, aprovo o relatório”, disse.

O deputado Fernando Monteiro destaca que já existe uma lei que beneficia os idosos nesse sentido e que a iniciativa em questão apenas amplia o benefício para as pessoas deficientes e de mobilidade reduzida, sem onerar o Estado.

Por último, foi aprovado Projeto de Lei do deputado Júlio Arcoverde (PP) que denomina de Antônio de Sousa Macedo a rodovia estadual que liga o município de Bocaina à BR 020. Particparam da reunião os deputados Evaldo Gomes (PTC) , João de Deus (PT), Aluísio Martins (PT), Firmino Paulo (PSDB), Fernando Monteiro (PRTB) e Edson Ferreira (PSD).

Fonte: Alepi com informações Isolda Monteiro – Edição: Katya D’Angelles 

Gostou? Compartilhe

VEJA TAMBÉM