Equatorial Piauí automatiza rede de energia elétrica em todo o estado

A distribuidora investiu em 2023 R$ 18 Mi em equipamentos de automação do sistema elétrico

Os equipamentos automatizados com capacidade de recomposição automática, chamados de religadores, permitem restabelecer o fornecimento de energia em uma área interrompida em questões de segundos. Ao detectar uma interferência, como queda de árvores, condições climáticas adversas ou atividade animal, o sistema de autorrecuperação isola automaticamente a região afetada e reconecta a rede por meio de outra rota, garantindo o retorno imediato do serviço de distribuição.

A Equatorial Piauí investiu somente no ano de 2023, R$ 18 milhões na compra e instalação de 211 novos religadores automáticos, que têm o intuito de diminuir o tempo de espera em caso de interrupções no fornecimento, por toda a extensão do estado do Piauí. Com o investimento, já são 929 equipamentos, um aumento de 22,7% no número de aparelhos, se comparado ao ano de 2022. Ao comparar com o ano de 2018, ano da chegada do grupo Equatorial Energia ao estado, os números são ainda mais expressivos, houve um aumento de 387% na quantidade de sistemas de autorrecuperação, que era de apenas 240 aparelhos para atender toda a extensão do Piauí.

Os religadores automáticos desempenham um papel fundamental na rede de energia elétrica, pois são projetados para reestabelecer automaticamente o fornecimento de energia após uma interrupção causada por defeito temporário. Eles monitoram a corrente e a tensão na rede e, em caso de falha que persiste, o equipamento emite um sinal para o Centro de Operações da distribuidora. Isso ajuda a minimizar o tempo de interrupção, garantindo uma maior confiabilidade no fornecimento de energia. Além disso, os religadores automáticos contribuem para a eficiência operacional, reduzindo a necessidade de intervenção humana em processos de restabelecimento de energia elétrica.

“Na prática, o uso dos religadores automáticos na rede de energia elétrica traz melhorias significativas para a população, pois impacta diretamente na qualidade de vida dos nossos clientes, visto que, sem esses aparelhos o tempo de espera por uma equipe para intervir manualmente em falhas temporárias na rede seria significativo, e o uso desses equipamentos reduz a quase zero a necessidade de ação humana, proporcionando um sistema de fornecimento de energia mais moderno e confiável.  Para o ano de 2024, temos uma programação para compra e instalação de 242 novos equipamentos, que vão beneficiar clientes de todo o estado, trazendo mais confiabilidade à rede de fornecimento”. Pontua Johnny Monteiro, Executivo de Obras e Manutenção da Equatorial Piauí.

Gostou? Compartilhe

VEJA TAMBÉM