Diferentes batalhões da Polícia Militar do Piauí terão, nesta quinta-feira (12), um reforço de estrutura para a realização de ações com a entrega de 200 novas viaturas pick-ups equipadas com moderno sistema de rádio, nova identidade visual e um novo giroflex que garante maior impacto na presença policial. Os veículos, modelo L200 2023, serão entregues em solenidade na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo à Assembleia Legislativa do Piauí, a partir das 8h.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, O Governo do Piauí está investindo prioritariamente em segurança pública, tanto que está dobrando a frota locada de veículos para a PMPI.
“Só a Polícia Militar passará de 300 para 600 viaturas, entre pick-ups e Duster. A nova plotagem dá uma caracterização mais moderna, melhor visibilidade, atendendo padronizações internacionais de comunicação visual, ocasionando uma maior visibilidade, percepção e presença da polícia nas ruas. Tudo isso para dar maior presença policial, aumentando a sensação de segurança”, enfatiza o comandante.
As novas viaturas serão distribuídas para todos os batalhões do estado, para atuarem no policiamento de trânsito, meio ambiente, rural, apoio em operações aéreas, além do policiamento ostensivo por meio das unidades especializadas da Polícia Militar.
“As viaturas começaram a chegar hoje na capital e reforçarão o policiamento em todo o estado. Também iremos entregar 400 viaturas modelo Duster até o fim de novembro deste ano, para garantir que os policiais militares contem com toda a estrutura necessária para proteger os cidadãos”, comentou o secretário da Segurança, Chico Lucas.
Novo sistema de rádio: multiplicação da força policial
O novo sistema de radiocomunicação que será implementado com o advento das novas viaturas multiplicará a força de atuação da polícia nas ruas em suas ações ordinárias, bem como em operações integradas.
Trata-se de um sistema digital moderno no padrão DMR Tier III, com criptografia ponta-a-ponta, que permitirá a comunicação não somente de voz, mas também de dados, principalmente as informações precisas das viaturas pelo GPS, permitindo um tempo resposta menor no atendimento das ocorrências, assim como um melhor controle das mesmas pelo centro integrado de comando e controle (CICC).
“Vale destacar a capacidade de troncalizacão do sistema, que permitirá a individualização das comunicações das forças policiais, e quando necessário integrá-las em um único canal, otimizando sobremaneira a efetividade da resposta estatal; podendo ainda sua infraestrutura ser compartilhada com outras agências, como Sejus e Sefaz, ampliando ainda mais a integração dos entes envolvidos e uma consequente economia de recursos”, pontua o tenente-coronel Gustavo, subdiretor de Tecnologia da PM-PI.
Fonte: Ascom SSP