Cerca de 16 atletas e comissão técnica embarcaram para cidade de Lagoa Santa em Minas Gerais (cidade cede da competição) por volta de meio e trinta (12h:30) desta segunda-feira (18/09) de frente da Igreja Matriz na Praça Central da cidade de José de Freitas para participarem do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem que acontecerá entre 20 a 24 de setembro de 2023. Foram com o objetivo de farem uma boa campanha: conquista medalhas, fazer carreira dentro da categoria esportiva, obter o reconhecimento nacional e internacional, e lógico, futuramente participar da Seleção Brasileira de Canoagem
A Escola Iporanga Canoagem foi fundada no ano de 2018 pelo promotor de Justiça Dr. Flávio Teixeira, teve como primeiro técnico o professor Rubens Maçará, inicialmente com uma quantidade bem reduzida de atletas, entre 4 a 5 alunos, durante o ano de 1019, porém, teve uma pausa nos trabalhos em virtude da pandemia.
O professor Til Neves ingressou como técnico em 2021 e permanece e permanece na companhia do técnico, professor Diego Viana, juntos conduzem um grupo de 60 atletas todos da cidade de José de Freitas, dentre os quais 30 estão preparados para disputar competições nacionais.
Cerca de 16 atletas e comissão técnica embarcaram para cidade de Lagoa Santa em Minas Gerais (cidade cede da competição) por volta de meio e trinta (12h:30) desta segunda-feira (18/09) de frente da Igreja Matriz na Praça Central da cidade de José de Freitas com o objetivo de participar da competição, conquista medalhas, fazer carreira dentro da categoria esportiva, obter o reconhecimento nacional e internacional, e lógico, futuramente participar da Seleção Brasileira de Canoagem.
O Prefeito Roger Linhares esteve presente com os pais dos atletas e populares no momento do embarque manifestando o seu apoio, era visível no rosto dos pais o clima de alegria e tenção, mas todos desejando uma boa viagem, torcendo pelo sucesso de cada um e rogando por boa sorte na competição.
A Iporanga Canoagem tem como objetivo a formação da cidadania, Meio Ambiente e a formação de atletas, tem como local de treinos e atividades a Barragem do Bezerro – Ponto Turístico da Cidade de José de Freitas. O Primeiro campeonato a ser disputado foi em Cascavel no Estado do Paraná em 2021 onde conquistaram medalhas com dois atletas, em 2022 participaram de um campeonato na Bahia fizeram uma boa campanha, porém, não conquistaram medalhas, em 2023 participaram com 15 atletas e conquistaram 14 medalhas na Copa do Brasil em Capitólio (Minas Gerais) e a Copa do Brasil em Curitiba (maio) participaram com 3 atletas e conquistaram 8 medalhas. Hoje a Iporanga Canoagem soma um total de 23 medalhas em quatro competições, sendo um recorde histórico e muito importante para o Estado do Piauí, aja visto que, essa é uma modalidade nova no estado.
A Escola Iporanga Canoagem teve um grande avanço com a chegada do professor Diego Viana, um dos melhores técnicos de canoagem do Brasil, ex-atleta da Seleção Brasileira, remou com o atleta Izaquias Queiróz, tem uma grande referência na canoagem brasileira é Campeão sul-americano, enfim, disputou vários mundiais.
A equipe que embarcou para participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Minas Gerais foram os seguintes, atletas Antônio Marcos, Raimundo Neto, Pedro Augusto, Lívio Claudener, Ivan Macedo, Boa Lucas, Antônio Cássio, João Pedro, Luiz Neto, Alexis, Izabelle Alexandre, Maria Eduarda, Maria Cunha, Ana Júlia e Ana Carla. Comissão Técnica: Técnico Diego Viana, preparador Físico – professor Til Neves e Secretária administrativa Antônia Eurides.
Fonte: JF CIDADE NEWS