A equipe da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) realizou, no período de 23 a 25 de agosto, na zona rural de José de Freitas, um curso de beneficiamento do pescado. O curso faz parte da Escola de Gestão Educação Rural e Agropecuária da Secretaria e capacitou 20 participantes, desde donos de restaurantes, barraqueiros e agricultores que foram capacitados com novas técnicas de beneficiamento do pescado no mercado.

“O objetivo desse curso é qualificar ainda mais pessoas que atuam no mercado. Foram aplicadas novas técnicas de cortes, novos pratos, e assim eles poderão oferecer seus produtos e serviços com muito mais qualidade. Isso também valoriza a mão de obra local e fomenta o desenvolvimento no município”, disse Renato Rodrigues, auxiliar de gestão da Sada.

O certificado do curso com 24 horas/aula será entregue aos alunos durante a 1ª Expoleixe, exposição dos produtores de Leite e Peixes que vai acontecer nos dias 1º e 2 de setembro, na Fazenda Contente, em José de Freitas. “Vamos aproveitar a realização deste grande evento, que movimenta o produtor e a população em geral, para fazer a entrega dos certificados dos cursos para os participantes. Com a certificação, cada participante terá ainda mais respaldo para realizar seus trabalhos na área. O curso do beneficiamento do pescado é um dentre vários que oferecemos na Sada para todo o Piauí”, comentou Fábio Abreu, secretário da Sada.

Os ensinamentos do curso vão desde noções básicas relacionadas ao pescado até pratos diversos que podem ser preparados com o peixe. “Ensinamos as noções básicas e boas práticas no manuseio do pescado. Mostramos, na prática, toda parte de higienização, temperatura, cuidados com higiene pessoal, higiene na produção, armazenamento no desembarque dos produtos, conservação do pescado, exposição e venda. E depois, passamos para a filetagem do peixe e pratos: como fazer caldo de peixe, sopa de peixe, croquete de peixe, arroz com peixe, a torta de peixe com recheio cremoso, bolinhos de peixe, peixada brasileira, isca de peixe, pizza de peixe, moqueca de peixe e peixe à delícia, além do fricassê de peixe”, explicou Iva Almeida, extensionista rural da Sada.

O curso faz parte de uma lista de mais 60 cursos que são ministrados pela Sada e que a comunidade agrícola piauiense poderá ter acesso. “Levamos esse curso específico para o município de José de Freitas devido a demanda local, mas temos outras áreas de atuação que vamos levar para os diversos municípios piauienses”, disse Maria Góes, coordenadora da Escola de Gestão Educação Rural e Agropecuária da Sada.