No calor intenso, o sol, o cloro da piscina e o sal do mar são responsáveis pelo ressecamento da pele. Por isso é importante caprichar no cuidadosNo calor intenso, o sol, o cloro da piscina e o sal do mar são responsáveis pelo ressecamento da pele. Por isso é importante caprichar no cuidados
A pele do rosto é, sem dúvidas, a que mais se expõe à sujeira, radiação e intempéries do clima. Por isso, é preciso cuidar bem da região. No verão, a área sofre com as altas temperaturas e pode ficar ressecada, sem vida e brilho.
A fisioterapeuta dermato-funcional Thaís Carvalho explica as consequências do verão sobre a pele do nosso rosto: “durante os meses de calor intenso, fatores como sol, cloro da piscina ou o sal do mar são responsáveis pelo ressecamento da pele. Por isso é importante caprichar no consumo de água e duplicar a aplicação de cremes hidratantes para recuperar a luminosidade natural e evitar o aparecimento de rugas prematuras e a formação de manchas ou vermelhidão”.
A especialista lembra ainda que cada tipo de pele demanda um produto especial. “A pele do rosto é diferente da do corpo, pois a concentração de glândulas sebáceas é maior. Desta forma, a hidratação vai depender se a pele é seca, mista ou oleosa. Cremes hidrantes mais oleosos e ricos em vitaminas A, C e E são destinados para peles secas. Já nas mistas, a recomendação são cremes sem óleos minerais em sua composição. No caso das oleosas, é necessário utilizar fórmulas em gel, gel-creme ou emulsão oil-free”, diferencia Thaís Carvalho.
A fisioterapeuta dermato-funcional avalia que o contorno dos olhos e lábios são as regiões mais sensíveis, portanto elas “requerem um cuidado específico à base de cremes e bálsamos para mantê-los sempre hidratados e com bom aspecto”, analisa a profissional, que recomenda:
Use o protetor solar
A falta do uso do protetor solar gera manchas na pele do rosto. A especialista afirma que para garantir a saúde da sua pele o fator não deve ser menor de 30 FPS.
Lave com água fria
Quando a água está muito quente ela pode ressecar a pele. Isso elimina a gordura que serve como protetor natural da região. Se você preferir lave com água morna e use um sabonete à base de ácido salicílico, que combate a oleosidade excessiva.
Hidrate sempre
A primeira fonte de hidratação é aquela que vem de dentro do organismo, portanto beba bastante água. De acordo com a profissional, isso diminui a oleosidade da pele e elimina toxinas prejudiciais. A segunda é a hidratação a base de cremes, fazendo-a duas vezes ao dia, sempre após a limpeza, quando os poros estão mais abertos.
Alimente-se bem
Evite alimentos gordurosos e industrializados, que são ricos em sódio e açúcar. Dê preferência a alimentos naturais como frutas, legumes, carnes brancas e alimentos integrais.