O atleta Mateus Medeiros Gonçalves, atleta paralimpico irá representar APAE de José de Freitas e o Piauí no campeonato regional de bocha adaptada que acontecerá em João pessoa- PB .Mateus iniciou sua jornada no esporte em Agosto de 2022 no qual foi para a cidade de Parnaíba-PI participar de sua primeira paraolimpíadas das APAEs sendo campeão na sua calcificação, e assim dando vaga para competições a nível nacional em Aracajú – SE, e conquistando mais uma medalha de ouro em sua classificação. Ele viajará nessa sexta 12/05 rumo a mais uma competição que acontecerá nos dias 13 e 14 de maio . Além do Mateus Medeiros irão seu treinador Fernando Sousa e seu staf Isabel Cristina e Rubens Fernandes
Bocha Paralímpica
Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes, no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
Todos os atletas da bocha competem em cadeira de rodas. Na classificação funcional, eles são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com maior grau de comprometimento,é permitido o uso de uma calha para dar mais propulsão à bola.
As classificações são:
BC1
Opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido).
BC2
Não podem receber assistência.
BC3
Deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa.
BC4
Outras deficiências severas, mas que não recebem assistência. Que é a classificação em qual Mateus Medeiros competir