O anexo para atendimento de Covid-19 do Hospital Nossa Senhora do Livramento foi aberto no dia 1º de abril de 2020, como subsidio para atendimento e tratamento para os casos de covid-19 no município. Em sequencia foi aberto pela Prefeitura de José de Freitas, o Centro de Testagem. Com a baixa nos casos de Covid-19 no município e segundo os boletins diários emitidos pela SESAPI a cidade de José de Freitas está a 24 dias sem registrar novos casos de covid-19. Com informações PC News.
A direção do Hospital Nossa Senhora do Livramento organizou uma missa na própria entidade de saúde, que aconteceu nesta sexta-feira dia 1º de abril de 2022. A missa em ação de graças pelos dois anos de trabalho com a covid-19 no anexo do HNSL, onde hoje está encerrando suas atividades e também fechando o centro de testagem, já que o município não registra novos casos de Covid-19.
A missa foi celebrada pelo Pároco Padre Gilcimar de Lima Machado tendo como comentarista a Sra. Dilma Santiago Felipe e os animadores da missa foram os músicos Helder Felipe e Jaílson Chaves. A missa foi bastante prestigiada pelas autoridades da cidade de José de Freitas, pois contou com a presença do Vice-prefeito Antônio Abreu ao lado de Ana Paula Carvalho, a Primeira Dama Germane Linhares, Vanessa Tapety, a Secretária de Saúde Sara Farias, as vereadoras Lúcia Ribeiro e Yarema Alves e o vereador Tiago Pinto, a ex-vereadora Andreia Ferreira, funcionários do HNSL tendo à frente a Diretora Socorrinha.
Padre Gilcimar iniciou a missa falando do momento em que podíamos ouvir nitidamente os pingos da chuva, pois chovia durante a missa, mas que a chuva é um dom de Deus que está conosco neste momento. Foi um momento de muita gratidão, que foi um dos propósitos da missa, pois estavam presentes familiares de alguém que já não está entre nós e pessoas ou familiares de muitos que passaram pelo anexo fazendo tratamento e que hoje estavam agradecendo a Deus pela vida.
Durante as oferendas funcionários do Hospital adentraram o recinto com um banner, onde tinha a foto do funcionário Valfran de Barros Sampaio, que foi levado pela Covid e outros funcionários levaram flores rosas brancas, que simbolizam a paz e entregaram a Diretora Socorrinha.
Ao final da missa houve alguns pronunciamentos, como a fala da diretora Socorrinha, que relatou a trajetória do anexo e o desenrolar do dia a dia. A diretora teve que interromper seu discurso por vezes devido a emoção que vinha a relatar certas situações. Ainda tiveram suas falas de agradecimentos o funcionário público-SEMED Francisco Walber (Pretinho),a vereadora Yarema Alves, a ex-vereadora Andreia Ferreira e encerrando os discursos a Secretária de Saúde Sara Farias. Padre Gilcimar também falou um pouco sobre sua estadia no anexo e elogiou os trabalhos, enaltecendo os cuidados e atenção.