A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou, nesta terça-feira (09), a vacinação contra a Covid-19 nos idosos com 90 anos ou mais em Teresina. A FMS está com logística pronta junto às Unidades Básicas de Saúde para vacinar aqueles idosos que não podem ir de carro aos postos de vacinação.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, garante que a gestão municipal seguirá todas as etapas de vacinação da população contra o novo coronavírus (Covid-19) determinadas pelo Ministério da Saúde.
“A priorização já vem da Organização Mundial de Saúde. Lógico que existem os protocolos locais que, consequentemente, estão sendo obedecidos ao pé da letra”, pontua o prefeito, que também destacou o bom trabalho realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) na coordenação da campanha de imunização da capital.
Antes disso, profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes com a Covid-19, além de idosos e portadores de deficiência institucionalizados, também já haviam sido vacinados. A previsão é que, tão logo a FMS receba novas doses, a imunização seja expandida para outros públicos.
“Que venham mais vacinas para que, além destas que já estão sendo vacinadas, possamos imunizar pessoas de outras faixas etárias também o mais breve possível”, reforça o prefeito.
Os pontos de vacinação estão localizados em quatro faculdades da capital. Na zona Norte, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Pirajá; na zona Leste, no Centro Universitário Uninovafapi; na zona Sul, no Centro Universitário Santo Agostinho; e na zona Sudeste, na faculdade Estácio. “Os pontos estão abertos nos horários de 9h às 17h”, informa Ayla Calixto, gerente de Ações Estratégicas da FMS.
Os idosos acamados que possuem cadastro junto às equipes Estratégia Saúde da Família receberão sua dose em casa. Para isso, os agentes comunitários de saúde fizeram um cadastro prévio para controle desta população”, esclarece Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.
Firmino de Sousa Monteiro, de 107 anos, foi um dos que receberam a dose da vacina hoje. “Muito bom poder trazer ele para esse momento. Nos preocupamos em ele poder adoecer e agora temos essa esperança de que ele estará protegido da doença”, diz Juliana, cuidadora do idoso. Os pontos de vacinação drive-thru estarão abertos nos horários de 9h às 17h. Para garantir sua dose, é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e a data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou Cartão SUS.
“Estou muito feliz em receber a vacina”, diz dona Erodita Cardoso, de 92 anos, que também foi vacinada hoje contra a Covid-19. A meta é que 2.460 idosos com mais de 90 anos sejam vacinados nesta etapa da campanha. Para isso, a FMS recebeu mais 4.670 doses da vacina Coronavac, produzida pelo instituto Butantan. “Paralelo a isso, estamos dando continuidade à vacinação dos profissionais de saúde de Teresina”, informa Gilberto Albuquerque. Ele ressalta que Teresina conta atualmente com 36 mil profissionais de saúde atuando na rede pública e particular, dos quais cerca de 20 mil já foram vacinados.