A Grande Festa do Zé Pereira
A folia do “Zé Pereira” da cidade de José de Freitas é realmente a maior festa cultural realizada em praça pública no nosso Piauí. Vestígios históricos dão conta de registros que datam de 1934. Portanto, quase centenário. O evento a cada ano ganha mais força, não só pelas bandas que animam cerca de 10 mil pessoas, mas também pela sua identidade cultural com a apresentação de máscaras e fantasias, sendo na sua maioria, confeccionadas artesanalmente com o uso do barro de louça extraído para serem feitos os moldes que depois de cobertos com papel e recobertos com grude e pintada, tornam-se verdadeiras obras de arte feitas pelo nosso povo, pela nossa gente e por nossos foliões.
Alguns tipos de Mascarados
Mascaras Artesanais Feitas pelo próprio Folião
O Zé Pereira, apesar de ter, a partir dos anos 90 sofridos fortes mudanças e influências do Axé Musica e de festas como as Micaretas, de caráter particular, apesar de mantido e promovido pela prefeitura, é uma festa popular, e que tem sua origem no povo. Essa festa pode e deve ser feita de forma simples e barata, privilegiando o que temos de melhor que é nossa alegria e hospitalidade. Claro, sabemos também do atrativo que são essas bandas renomadas – me restrinjo a não opinar – trazem para um evento em que se tornou o nosso Zé Pereira, que já é copiado (de mal gosto) por Timon e outros, mas quem faz a festa é o povo daqui e se só o povo daqui comparecesse, ainda assim, a festa seria ótima!
Grandes Palcos e Bloco Pitombeira o mais antigo do Zé Pereira
Defendemos também, que os artistas locais devem ter sua oportunidade nesse evento. Por que, não? Afinal temos duas leis, uma estadual e outra Municipal, que regulamentam essa prática. Basta que se preparem, pois talentos temos de sobra.
Cantores de Bandas Locais
O tradicional Zé Pereira de José de Freitas acontecerá nos dia 18 e 19 de fevereiro, onde receberemos milhares de visitantes para conferir a maior festa pré-carnavalesca que antecede o carnaval no Piauí. As ruas e avenidas serão decoradas com brilho e harmonia. Os blocos estão preparando os últimos detalhes para iniciar suas prévias e reunir gente bonita e turista. Além dos blocos modernos e familiares que movimentam a festa, as tradicionais brincadeiras, concurso de máscaras e a nossa Banda de Música Municipal Banda Estrela Do Norte tocando marchinhas e frevos nas ruas, mantém viva a antiga tradição e que ainda faz um resgate à cultura e ao folclore do município. “Viva o Zé Pereira, viva o carnaval, viva o Zé Pereira Que a ninguém faz mal!”
Fonte de Informação
Prof. Ronaldo Chaves – Graduado em Letras – Esp. Arte/Educação para o Ensino de Música.
FOTOS DE BLOCOS E ZÉ PEREIRA
Banda de Musica Estrela do Norte de José de Freitas em Teresina