Chales Chaplin a alegria do cinema mudo.

Embora as mídias estejam anunciando os 125(cento e vinte e cinco anos) de Charles Chaplin, em abril deste ano estaria fazendo seus, 128 (cento e vinte e oito anos). Vamos conhecer a historia deste artista.

Charles Chaplin nasceu em Walworth, Londres, Inglaterra, no dia 16 de abril de 1889. Filho de Charles Spencer e de Hannah Harriette Hill, ambos animadores do Music Hall. Com nove anos já atuava nos palcos londrinos. Com 19 anos começou a trabalhar no teatro de variedades onde fez sucesso como mímico. Em 1910 fez sua primeira turnê nos Estados Unidos. Em 1913, estreou no cinema, contratado pela Keystone Film Company.

Seu principal personagem foi O Vagabundo (The Tramp): um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, vestindo um casaco firme e esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e sua marca pessoal, um pequeno bigode.

Em 1918, no auge de seu sucesso, ele abriu sua própria empresa cinematográfica, e, a partir daí, fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes. Crítico ferrenho da sociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e o desemprego. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade.

Adepto ao cinema mudo, o também cineasta era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era, logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas: O Grande Ditador, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.

Na década de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrários a moral e aos bons costumes. Porém, na verdade, representavam uma crítica ao sistema capitalista, à repressão, à ditadura e ao sistema autoritário que vigorava na Alemanha.

Charles Chaplin foi acusado de comunista e perseguido pelo Macarthismo. Mudou-se para a Suíça, onde faleceu em Corsier-sur-Vevey, no dia 25 de dezembro de 1977.

Filmografia de Chaplin (curtas e longas-metragens principais)

 

— O idílio desfeito -1914

– Carlitos, guarda noturno – 1917

– O imigrante – 1917

– Vida de cachorro – 1918

– Ombro, armas ou Carlitos na trincheira – 1918

– Os clássicos vadios – 1921

– O garoto – 1921

– Dia de pagamento – 1922

– Casamento ou luxo? – 1923

– Em busca do ouro – 1925

– O circo – 1928

– Luzes da cidade – 1931

– Tempos modernos – 1936

– O grande ditador -1940

– Monsieur Verdoux – 1947

– Luzes da ribalta – 1952

– Um rei em Nova York – 1957

– A revista do Carlitos – 1959

– A condessa de Hong Kong – 1967

Frases de Chaplin

-“Mais do que máquinas, necessitamos de humanidade”.

– “A persistência é o caminho do sucesso”.

– “Acredito que o pecado é realmente um mistério tão grande quanto a virtude”.

– “Eu tenho muitos problemas em minha vida. Mas meus lábios não sabem disto. Eles sempre sorriem”.

– “Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado”.

O blog Paulo Craveiro dedica hoje esta pagina com esta homenagem a este grande gênio e artista do cinema mudo em preto e branco.

Gostou? Compartilhe

VEJA TAMBÉM