Uma criança de 2 anos, identificada como Eloá Crystine Pereira Ramos, morreu após se engasgar com um caroço de pitomba na cidade de Pavussú, no interior do Piauí. O incidente ocorreu no final da tarde dessa quarta-feira (19), enquanto a menina estava com os pais na casa de um parente.
Diante da emergência, os familiares levaram Eloá para a unidade de saúde mais próxima, onde ela foi atendida por um médico e uma enfermeira. No entanto, apesar dos esforços da equipe, a criança não resistiu e faleceu.
Em nota, a Prefeitura de Pavussú lamentou profundamente a morte da criança e esclareceu que o município não possui hospital, contando apenas com duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde há enfermeiros de plantão à noite e nos fins de semana para atender casos de urgência.
“O que aconteceu hoje dentro da nossa Unidade Básica de Saúde foi uma fatalidade, que infelizmente não pôde ser evitada a tempo. Quando a paciente chegou ao local de atendimento, já não foi possível reverter a situação, apesar de ter sido atendida pelo médico que faz parte da equipe e pela enfermeira”, declarou a gestão municipal.
A nota também repudiou informações falsas que estariam circulando nas redes sociais sobre o atendimento prestado à criança. “Nosso atendimento sempre foi e sempre será dedicado à população, sem escolhas políticas ou indiferenças”, destacou a Secretaria de Saúde.
Como forma de luto pela morte de Eloá, a Prefeitura decretou feriado municipal nesta quinta-feira (20).
Fonte: JTNEWS com informações do Lupa1